Graduação no USA encolhendo. A nossa inchando.

Hoje alguns jornais destacam que Obama defende que os cursos de direito no USA devem passar de 3 anos para 2.

HEIN?? Que mundo é esse? Na terra dos advogados, eles se formam em 3 anos?!?! E a discussão é sobre se deve ser ainda menos? Como assim? Aqui são 4.

Aqui, a tendência é a oposta. Os nossos cursos tem a tendencia a aumentar de tamanho. Os nossos cursos de engenharia são em geral de 5 anos. Lá fora são em geral 4.

Acho que aqui existe esse preconceito de que os alunos só aprendem sentados em uma cadeira e assistindo aulas expositivas. Quanto mais aulas expositivas melhor a formação. Sim, esses cursos têm aulas de laboratório, mas em geral a expansão dos créditos é sempre em aulas teóricas e expositivas.

Uma vez, o departamento de engenharia estava tentando resolver o problema de ter que aumentar a quantidade de disciplinas práticas e a proposta foi criar um laboratório de álgebra. Já ouvi professores criticando a existência de disciplinas de administração dentro da engenharia. Ao invés, segundo eles, os engenheiros deveriam sair com mais base em matemática avançada, do tipo que menos de 1% dos engenheiros usa.

Obama defende que o tempo seria mais bem aproveitado se ao invés do 3º ano o estudante fosse auxiliar um juíz, por exemplo.

Quem está certo? Nós ou eles? As direções que estamos seguindo parecem ser completamente opostas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s