Little Red Flowers, de Zhang Yuan

Ainda sobre cinema, e também com “flores” no título, gostaria de mencionar o delicioso filme chinês (co-produção com Itália) Little Red Flowers, de Zhang Yuan, de 2006.

Ambientado em Beijing, na China, no final da década de 1940, o filme mostra o cotidiano de várias crianças com idade entre 4 e 5 anos numa escola de jardim da infância, com suas professoras e uma rotina rígida.

O foco fica sobre o garoto Qiang, que acaba de chegar, e tem dificuldades para se adaptar às novas exigências. Ele não consegue ainda se vestir sozinho, faz xixi na cama, não consegue fazer cocô na hora certa e chora por tudo. Por conta disso, não consegue ganhar as pequenas flores vermelhas do título, prêmio dado às crianças quando elas fazem tudo direitinho.

Ao invés de se adaptar, contudo, o pequeno menino trata logo de armar uma rebelião contra a srta. Li, professora mais durona, que ele acredita ser um monstro que come crianças.

O filme se passa quase todo dentro dessa escola, com umas 3 ou 4 adultas, que fazem as professoras, e o restante do elenco composto por essas 30 crianças (mais ou menos), nessa faixa dos 4, 5 ou 6 anos. Não dá nem para imaginar o que deve ter sido a filmagem disso. O pequeno Dong Bo Wen, que interpreta Qiang, é um espetáculo à parte. Além de esperto à beça, olha a cara do rapazinho.Image

O filme é baseado no livro (obra semi-autobiográfica) de Wang Shuo, e ganhou o Festival de Berlim de 2006.

O trabalho de Zhang Yuan também pode ser visto como uma metáfora do contexto político do país, já que, apesar de terno (talvez essa seja uma boa palavra para o filme), ele termina de forma sombria. Qual é o lugar, nesse âmbito, para aqueles que decidem resistir?

Baixei pela internet, não sei onde tem disponível por meios usuais. Aqui tem o trailer: http://www.youtube.com/watch?v=ghOad7MKzfo

No youtube parece que tem o filme completo também, mas não achei com legenda… e sendo chinês…..

=/

Mas vale a pena procurar.

Image

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s