Corrupção do PSDB em São Paulo desvia recursos do Trem e Metrô

Saiu na Revista Isto É da semana passada. E só. Não lembro de ter visto em nenhum jornal da TV ou em nenhum outro veículo, jornal impresso, revista impressa, site, etc.

Até porque, o Papa estava no Brasil. E quando o Papa está no país dito mais católico do mundo, não há espaço para nenhuma outra notícia. Mesmo quando se trata de um escândalo desse tamanho.

A notícia da Isto É afirma que os cofres públicos paulistas foram lesados em pelo menos 425 milhões de reais, num esquema de desvio que envolve a empresa Siemens.

Afirma ainda: “Segundo as revelações, o esquema montado por empresas da área de transporte sobre trilhos em São Paulo para vencer e lucrar com licitações públicas durante os sucessivos governos do PSDB nos últimos 20 anos contou com a participação de autoridades e servidores públicos e abasteceu um propinoduto milionário que desviou dinheiro das obras para políticos tucanos. Toda a documentação, inclusive um relatório do que foi revelado pelo ex-funcionário da empresa alemã, está em poder do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), para quem a Siemens – ré confessa por formação de cartel – vem denunciando desde maio de 2012 as falcatruas no Metrô e nos trens paulistas, em troca de imunidade civil e criminal para si e seus executivos”.

A notícia vai daí para pior. E alguns trechos não param de martelar na minha cabeça:

“…para vencer e lucrar com licitações públicas durante os sucessivos governos do PSDB nos últimos 20 anos…”

“…integrantes do Cade e do Ministério Público se surpreenderam com a quantidade de irregularidades encontradas nos acordos firmados entre os governos tucanos de São Paulo e as companhias encarregadas da manutenção e aquisição de trens e da construção de linhas do Metrô e de trens….”

“Durante a apuração, ficou evidente que o desenlace dessa trama é amargo para os contribuintes paulistas. A investigação revela que o cartel superfaturou cada obra em 30%…”

“Quem ficou com a maior parte dos valores recebidos no contrato da fase 1 da Linha 5 Lilás do Metrô paulista foi a Alstom, que comandou a ação do cartel durante a licitação. Mas todas as participantes entraram no caixa da propina. Cada empresa tinha sua própria forma de pagar a comissão combinada com integrantes do PSDB paulista, segundo relato do delator e ex-funcionário da Siemens revelado por ISTOÉ em sua última edição…”

20 anos… pelo menos. Covas, Serra, Alckmin…

E ainda temos que ouvir da imprensa que o governo Alckmin tem 26% de aprovação, segundo pesquisas.

Temos que ouvir que este governo petista corrupto está acabando com o país.

Temos que concordar com o aumento abusivo da tarifa dos transportes. De um transporte que não funciona, que não obedece a horários, que vive lotado, em que as mulheres sofrem assédio sexual, que está sucateado.

E temos que ver essa gente enriquecendo às nossas custas.

É demais.

Segue link da notícia na Isto É: http://www.istoe.com.br/reportagens/316224_TRENS+E+METRO+SUPERFATURADOS+EM+30+?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

E também da notícia da DW alemã, em português, de 19 de julho: http://www.dw.de/esc%C3%A2ndalo-no-brasil-p%C3%B5e-em-d%C3%BAvida-esfor%C3%A7os-anticorrup%C3%A7%C3%A3o-da-siemens/a-16961389Image

Anúncios

2 pensamentos sobre “Corrupção do PSDB em São Paulo desvia recursos do Trem e Metrô

  1. O que mais me intriga sobre a cobertura a respeito do papa é: que diabos cobre uma cobertura da vinda do papa? Se ele tinha algo tão importante a dizer, ele não conseguia sintetizar em uma ou duas horas de discurso? Que informação recebemos dessa visita que não poderia ter sido substituída por, por exemplo, duas horas de cadeia nacional?

    Passarei a apoiar colocar esse tipo de coisa em cadeia nacional. Resolve-se assim dois problemas de uma vez: cancela-se a novela naquele dia e paramos com essa cobertura enfadonha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s