Enquanto seu papa não vai

Enquanto seu papa não vai

Nesses dias pudemos acompanhar a histeria coletiva da imprensa de brinquedo que temos. Passamos por uma via crucis como consumidores de uma imprensa que parece não ter saído da idade das trevas nem do jardim de infância.

Em momentos supostamente grandiosos como este, a grande mídia tenta escrever história de forma distorcida. Foram poucas as manifestações contrárias que ultrapassaram a cortina de censura com a qual os jornais encerram seus pontos de vista. E quando os rumores das poucas centenas de manifestantes romperam a liturgia, seus leitores adestrados fizeram questão de atacar toda e qualquer posição contrária.

É assim que observamos como a história é sempre a história dos vencedores, ou, pelo menos, a de quem detém o poder sobre os meios de comunicação. O que vimos na cobertura da vinda do papa foi uma imprensa comprometida em agradar à maioria. Os veículos de esquerda e direita se mobilizaram para ressaltar o aspecto emocional por trás do evento e tornar frases do papa citações de capa e manchetes. O consumidor de jornal queria ver um papa virtuoso e a imprensa obedeceu.

O papa veio ao Brasil com a óbvia missão de conquistar novas ovelhas e encontrou aqui um governo submisso disposto a se autopromover e a gastar com a desculpa de uma visita de chefe de Estado. Transformou o país num circo dos horrores. Uma festa brega cheia de exageros que contrastava com o próprio conteúdo da mensagem de simplicidade que o papa usa para atrair a confiança de volta à sua igreja. E se é certo que não foi por suas mãos que os manifestantes foram violentamente reprimidos, ao menos foi em seu nome.

O papa deixou tanta semente por meio de suas cartilhas e discursos antológicos, que haverá grama suficiente para alimentar seu rebanho até o próximo encontro, que contará então com novíssimos cordeiros.

Anúncios

Um pensamento sobre “Enquanto seu papa não vai

  1. O mais divertido foi colocar nas Tvs de “notícia” nacionais essa semana, Bandnews, Recordnews, Globonews, tudo a mesma coisa…. 24 horas de notícia… sobre o Papa! Como se mais nada estivesse acontecendo no Brasil e no mundo.
    E viva o Brasil católico mesmo de quem não é católico. Democracia é isso aí!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s