Contos sem fadas

Before_midnight

Ontem assisti ao último filme do Richard Linklater: Antes da meia-noite. Como os outros dois, o terceiro filme tem como foco o casal Jesse e Celine. Não vou contar os detalhes, mas não há alarde quanto a isso, pois o forte do filme são os diálogos. Não há spoiler possível, pois não há reviravoltas mirabolantes: sequestros, doenças incuráveis, sangue e outras façanhas hollywoodianas. Tampouco há desfecho. Tudo transcorre como a própria vida. O ritmo é lento, porque assim são as relações humanas: constroem-se num tempo indeterminado, no curto momento de um instante ou no correr de longos anos.

Lembrei também dos contos de fadas cujo desfecho é sempre o casamento, que não merece narrativa. A fraternidade, as decepções, os carinhos, o companheirismo, as mágoas, a cumplicidade, as culpas, a intimidade, as mentiras, as acusações e perdões recorrentes, incertezas e infinitas descobertas que permeiam a vida a dois estão expostas para quem não alimenta ilusões quanto ao que é humano.

E me lembrei vagamente de Cazuza: “Pra quem não sabe amar, fica esperando alguém que caiba no seu sonho”. Não, nenhum monstro criado por seus sonhos seria digno de amor, Caro Dr. Frankenstein.

Como no filme, a vida a dois não admite cavalheirismos nem damismos, nem delicadezas falsas, nem lágrimas fáceis. A vida partilhada exige honestidade desconcertante, força e amor sem requififes. Sim, a merda da intimidade. Sim, “filhos? Melhor não tê-los”. Sim, a velhice pesa. Não é um filme para iludir nem alimentar sentimentalismos. Mas talvez seja um filme para lembrarmos que o outro é frágil e falível, que é livre e não um braço a mais com o qual nos acostumamos. Nem a terceira perna de um tripé que nos paralisa, Clarice. E que está só se emprestando para nós por um tempo. E que fatalmente nos deixará um dia.

Que venha o próximo Saraband!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s